O empreendedor e seus desafios



O EMPREENDEDOR E SEUS DESAFIOS

Como empreendedor, você sabe que são inúmeros os desafios a superar e que o sucesso depende, além de muito esforço e dedicação, de planejamento.

Ninguém entra em um jogo para perder, certo? Há muito treinamento, preparo e estratégia para garantir um bom resultado. No mundo dos negócios, não é diferente.

Neste artigo, nos propomos a ajudá-lo a olhar mais de perto para as finanças do seu empreendimento, motivando-o a refletir sobre alguns aspectos que são essenciais para o fortalecimento do seu negócio.

StockSubmitter|Business/Finance|Signs/Symbols|People$Miscellaneous|00|0000000000000000000000000000000000000|4$17@NA_1010010.473$_@75$145@Business.People$Objects.Miscellaneous@$@11$34@$@$@$@375$@$@$@$@$@$@$@$@$@18$54@$@$@0x6x49.15$0x6x183.15@Business.People$Objects.Miscellaneous@85$90@4$17@$@$@$@$@$@$@$342.0@$@$@$@$@$|190||$$0$0$0|

Se prepare para boas decisões

Acredite: você pode! Os grandes negócios começam, geralmente, com a inspiração e a coragem de um empreendedor.

Alguém com visão privilegiada, que acreditou em seus sonhos, em sua nova proposta de trabalho e seguiu em frente, superando obstáculos e tomando decisões acertadas.

Você sabe que toda decisão gera um impacto financeiro no seu negócio, certo?

Comprar novas ferramentas, comprar um novo equipamento, vender um produto por determinado preço ou investir em capacitação são exemplos de decisões que trazem reflexos às finanças da seu negócio.

Assim, mais do que ter esta percepção, é necessário reconhecer a importância de planejar para que o seu negócio seja bem-sucedido financeiramente.

Planeje sua trajetória

Como empreendedor, você espera que seu empreendimento seja muito bem-sucedido. Mas você está pronto para isso?

E se o crescimento vier rápido demais? É preciso definir melhor a sua meta, estabelecendo uma trajetória a ser percorrida pelo seu negócio.

Muitos empreendedores não estão preparados para o sucesso e o que deveria ser algo bom pode se transformar em um problema!

Se você não conseguir prever e se preparar para o crescimento, pode perder o controle da situação, investindo mais do que poderia ou deixando escapar oportunidades.

Altos e baixos

Da mesma forma, todo negócio está sujeito a altos e baixos, por conta das oscilações na economia do país, da concorrência, de mudanças regulatórias ou até mesmo pela sazonalidade.

Portanto, sem ser pessimista, mas sim precavido, você, como empreendedor, deve estar constantemente se questionando.

Sugerimos duas palavrinhas mágicas que podem auxiliar você nesse processo: “e se”?

E se…  Meu negócio crescer rápido demais?  Meu único cliente rescindir o contrato?   Houver uma crise econômica?  Meu fornecedor não entregar no prazo?  Meu concorrente entrar numa guerra de preços?

Cuide da saúde financeira da seu empreendimento não tenha medo das finanças, muito menos evite este assunto, encarando-o como “chato” ou “complicado”.

A chave para tomar decisões acertadas é ter informações corretas e, mais ainda, saber interpretá-las para agir da forma adequada.

Imagine se você saísse por uma estrada com seu carro, sem que ele tivesse um medidor de combustível no painel.

Simplesmente, você não teria condições de saber aonde poderia chegar.

É a mesma coisa no seu empreendimento.

Você precisa ter o controle dos recursos financeiros disponíveis, e conhecer os elementos que lhe apontem a direção a seguir.

Se você não tiver os números, habilidade e disposição de interpretá-los, seu negócio pode ficar sem “combustível”.

Trabalho em casa

Não misture contas pessoais aos seus negócios. Mesmo que você trabalhe sozinho na seu empreendimento, com seu escritório dentro de casa, jamais misture contas pessoais às do seu negócio, mesmo no início.

Esta atitude é fundamental para você compreender melhor o seu orçamento familiar e o desempenho do negócio.

Estabeleça uma data para receber seu pró-labore e efetuar retiradas. E jamais pague contas do seu empreendimento  com seu dinheiro e vice-versa.

Atenção especial.

Empresas familiares merecem atenção especial. Se a sua empresa é familiar, o cuidado deve ser maior.

Além de não misturar assuntos pessoais com questões empresariais, você deve ter atenção extra às finanças:

Nada de adiantamentos e empréstimos sem controle, muito menos realizar sonhos de consumo com o cartão de crédito da empresa.

Seu objetivo, como empreendedor, é ver sua empresa crescer, certo?

Então respeite as regras e cuide muito bem da saúde financeira do seu negócio.

Ter dinheiro e ter lucro

Entenda: “ter dinheiro” não significa “ter lucro”! Imagine que o seu negócio recebeu um pagamento alto de um cliente perto do Natal.

Você, satisfeito com o pagamento, usa todo o dinheiro, pois seu negócio teve um lucro expressivo, bem no fim do ano. Cuidado: há uma grande diferença entre ter dinheiro em caixa e garantir lucro. Você sabia?

Digamos que, na situação anterior, você queria conquistar aquele cliente.

Só que, para isso, tinha que trabalhar no “vermelho”. Isso significa que o pagamento recebido foi decorrente da venda de um produto com preço inferior ao custo.

Ou seja, apesar da entrada de recursos em caixa, não houve lucro na venda, mas sim prejuízo.

Note que, por outro lado, a venda de um artigo com elevada margem de lucro, isto é, com o preço superando o custo, não necessariamente representa a entrada de recursos no caixa.

Esta só ocorre quando o cliente efetiva o pagamento correspondente.

RECICLE SEUS CONHECIMENTOS

Ninguém se transforma em empreendedor da noite para o dia.

Há pessoas com perfil mais adequado a desempenhar esse papel, mas a necessidade de aprender e buscar conhecimentos constantemente deve ser valorizada por todos.

Além de conhecer sua área de atuação, é importante acompanhar bem o mercado, os concorrentes, os clientes potenciais. Isso permite vislumbrar novos caminhos, tendências e oportunidades para o seu negócio.

Tenha sua rede de relacionamentos.

Soluções incríveis podem ser encontradas quando você trabalha em parceria, trocando informações na rede de relacionamentos que construiu.

Indicações de bons profissionais, aplicativos interessantes para o seu negócio, soluções que otimizem trabalho, novas regras de tributação, etc. Os assuntos são os mais variados e você precisa ficar por dentro de tudo.

Agora é com você! Sucesso! Com determinação, informação na medida certa e planejamento, você consegue tomar as melhores decisões e aproveitar todos os recursos disponíveis.(Finanças práticas/SEBRAE)

Cuide da saúde financeira do seu empreendimento e bons negócios!

 

 

 

vianello

Julio Vianello é empreendedor digital desde 2013. Acredita que o marketing digital é um mercado em expansão e seu objetivo é ajudar as pessoas a ter seu espaço no mundo digital através de um negócio próprio e rentável.

Website: http://www.virtualsucesso.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *