Abrir um negócio próprio em casa




 COMO ABRIR UM NEGÓCIO PRÓPRIO EM CASA

Abrir um negócio próprio em casa é o sonho de muitos brasileiros. Neste ano, o governo autorizou que os MEIs possam instalar suas empresas na residência, o que diminui custos e melhora a rentabilidade. Nesse artigo quero despertar sua criatividade empreendedora com a finalidade de ajudar você a ter boas idéias de como ganhar dinheiro trabalhando em casa.

negocio-em-casa

Como começar

Muita gente quer montar um negócio em casa mas não sabe nem por onde começar. Ou até começa bem, mas acaba se perdendo no meio do caminho. Que tal algumas dicas e quinze sugestões de atividades para ajudar neste início?

Analise seu relacionamento com o dinheiro

Antes de tudo resolva seu relacionamento com o dinheiro para entender as várias formas de dinheiro e como você pode aproveitar a vida em abundância ao aprender a cuidar deste relacionamento. Precisa entender como fazer escolhas diferentes. Tente resolver seus problemas com dinheiro fazendo uma auto-análise mental que falam sobre sua historia, traumas, sentimentos em relação ao dinheiro, poupança, dívidas, salário e metas de renda.

Primeiro algumas dicas

  1. Liste as coisas que gosta de fazer ou tem experiência.
  2. Decida então o que você quer fazer.
  3. Defina quanto tempo tem disponível para desenvolver a atividade.
  4. Converse com a sua família sobre a nova proposta de trabalho.
  5. Aprenda o básico de informática.
  6. Tenha um espaço exclusivo para o trabalho, mesmo que pequeno.
  7. Consulte órgãos públicos sobre os trâmites legais, licenças, impostos e procure formalizar sua empresa.
  8. Verifique com seu contador a possibilidade de enquadrar a atividade no simples ou no MEI.
  9. Desenvolva um plano de negócios e as estratégias de marketing para sua empresa.
  10. Separe as finanças pessoais das referentes ao negócio.
  11. Reinvista parte dos seus ganhos.
  12. Trabalhar em casa não significa trabalhar menos.
  13. Sempre busque novos clientes.
  14. Cuidado com a disciplina e a atitude.
  15. Divirta-se com seu novo negócio!

Planejamento

Antes de começar a trabalhar de pantufas, no entanto, é importante verificar se seu município permite a instalação do negócio no endereço escolhido. Além disso, é importante ter um espaço dedicado ao “escritório” e evitar que as distrações familiares afetem sua produtividade.

Negócios para abrir em casa

Analise com calma e atenção àquele empreendimento que mais se adapte ao que mais goste de fazer. Confira abaixo uma seleção de negócios para abrir em casa:

Tutor de informática

Pode parecer que com o maior número de computadores, as pessoas estariam mais acostumadas com todas as possibilidades e utilidades dessas máquinas. Mas a verdade é que novos programas crescem na mesma medida e muitos usuários não conseguem acompanhar com a mesma velocidade. Tornar-se um tutor particular, trazendo “macetes”, segredos, facilidades de usar da melhor forma um computador pode ser uma boa fonte de renda. Criar pacotes com sugestões de programas ideais para, por exemplo, empresários, professores ou médicos, pode ser uma forma de se diferenciar.

Técnico de informática

Se você já tem uma formação na área, pode começar como um empreendedor individual atendendo como técnico na própria casa das pessoas. Para se diferenciar, seja profissional, crie um cartão de visitas, site ou forma para as pessoas te conhecerem e contatarem facilmente. O atendimento também será algo que facilitará uma boa divulgação boca a boca.

Diagramação e design

Se sua especialidade é diagramar publicações como panfletos, cartões de visita, revistas ou até mesmo criar logos e outros desenhos, essa pode ser uma boa opção. Fazer alguns trabalhos freelancer pode ser o primeiro passo para você criar sua própria agência e trazer novos parceiros. Manter prazos, boas habilidade com comunicação e criatividade são pontos importantes.

Marketing digital

Trabalhar com mídias sociais e produção de conteúdo na internet para marcas é outra opção para quem quer começar sozinho para, quem sabe, se expandir para uma empresa do setor. Entender sobre esses assuntos, claro, é essencial, assim como ter bons conhecimentos de comunicação e excelente domínio língua portuguesa. Lembre-se de fazer e manter o maior número de contatos possíveis para trazer bons parceiros na hora de dar o passo para se tornar um empreendimento maior.

Webdesigner e programador

Quase nenhuma empresa vive sem um site e muitas não têm um capital grande suficiente para pagar grandes nomes do setor para realizar o serviço. Comece conquistando esses clientes e fazendo sua marca se tornar conhecida. Sempre ofereça criatividade e modernidade. Não é só porque você é uma empresa de uma pessoa que você vai oferecer como produto final algo padronizado ou um site com cara de anos 1990.

Decoradora de bolos

É um nicho de mercado que cresce a cada dia. Muitas confeiteiras têm se especializado na decoração de bolos, com detalhes cada vez mais sofisticados. Várias delas trabalham como prestadoras de serviço para famosas boleiras ou redes de confeitaria ou ainda de forma autônoma.

Fabricação de comida congelada

Outro segmento que só cresce, o de refeições ou quitutes congelados é um bom começo para quem tem talentos culinários e quer iniciar um negócio em casa. Pode ser uma receita de família ou aquele pão de queijo que só você sabe fazer, o importante é dar o primeiro passo escolhendo um produto e checando sua possibilidade de congelamento.

comida-congelada

Fabricante de geleias ou pimentas em conserva

Fabricação de geleias de frutas para revenda ou sob encomenda. O fator positivo da fabricação de geleias e compotas é que estes produtos contam com durabilidade maior. Higiene e apresentação do produto são fatores fundamentais neste negócio.

Dog walker (passeador de cães)

A ideia foi importada e está ganhando muitos adeptos aqui no Brasil. Os donos de cachorros que trabalham o dia todo contratam dog walkers para passear, alimentar e brincar todo dia com os animais. O serviço geralmente é cobrado por mês.

Confecção de velas, sabonetes e produtos aromáticos

O mercado para produtos aromáticos vai de vento em popa no Brasil. Hoje, é possível atuar a partir de uma pequena estrutura em casa e revender para lojas ou pela internet. Os produtos vão desde velas decorativas até lembrancinhas para maternidade (pequenos sabonetes).

Consultor para noivas

Profissionais com experiência neste segmento podem ajudar as noivas a fazerem as melhores escolhas para o grande dia, desde a escolha dos acessórios, lingerie, maquiagem, até o vestido.

Nutricionista

Elaborar cardápios, receitas e indicar dietas adequadas para seus pacientes faz parte da rotina de um nutricionista. Este profissional pode ser requisitado por pacientes, ser indicado por médicos, ou procurado também por empresas em busca de consultoria para seus refeitórios ou produtos alimentícios.

Redator de conteúdo (sites e redes sociais)

Saber se comunicar com seu público-alvo na web através de conteúdo atrativo é tarefa para os especialistas em criação de conteúdo. Este profissional deve saber escolher a melhor forma de expressão para seu cliente se comunicar através de sites e redes sociais. Ele pode trabalhar de forma autônoma e buscar seus próprios clientes (geralmente empresas) ou trabalhar para uma agência de conteúdo/comunicação. Domínio da língua portuguesa é fundamental.

Designer de joias/bijoux

O desenvolvimento e fabricação de peças de bijuteria é um negócio promissor e as criações podem ser vendidas pela internet, para conhecidos, lojas, noivas, etc. Existe  um renomeado fabricante de bijuterias e folheados que paga ótimas comissões por indicação de revenda e também vendem produtos com preços especiais para revenda com boa margem de lucro.



Blogueiro

Se você é especialista em determinado assunto pode criar um site/blog sobre o tema e tornar-se um blogueiro. Os blogs mais acessados podem contar com anúncios pagos (de empresas anunciantes ou Google AdSense, por exemplo), posts patrocinados e outras formas de remuneração. Para isso, é preciso construir um público relevante e participativo, que gere movimento no seu site, fazendo com que ele apareça em boa colocação nos buscadores da internet sobre o assunto. Há ferramentas que publicam artigos através de piloto automático caso não tenha inspiração ou tempo para escrever artigos de bom conteúdo. Dá para ganhar dinheiro com blog automático .

Agente de artistas

Para que possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível, muitos artistas optam por contratar um agente para administrar seus negócios. Este profissional tem que lidar com contratações, contato com assessoria de imprensa e imprensa, aprovação de stylists, publicidade, etc., sempre de forma planejada, para favorecer seu cliente.

Secretária remota

Hoje, com a ajuda de recursos tecnológicos, é possível oferecer o serviço de secretária realizado a partir de casa. O serviço é muito requisitado por pequenas e médias empresas e profissionais autônomos e inclui desde a prospecção de novos clientes e agendamento de reuniões até a transferência de ligações (como se estivesse no mesmo local de quem a contratou).

Serviços de clipping

O clipping é um serviço muito requisitado por empresas que precisam de um acompanhamento da imprensa, seja para guardar todas as suas aparições ou para acompanhar o mercado. Este serviço pode ser realizado em casa a partir da assinatura dos principais jornais e revistas (ou segmentados de acordo com o cliente).

Proprietário de Bed&Breakfast

Se você mora em uma região próxima de pontos turísticos ou que seja de fácil locomoção pela cidade (região central), criar um bed&breakfast (cama e café da manhã, em inglês) na sua casa é uma boa opção de negócio. O necessário, em um primeiro momento, é disponibilizar um quarto (ou mais), banheiro e café da manhã para seu hóspede. E, claro, divulgar seu serviço na internet e outros meios.

Agente de viagens

Organização e compra de roteiros de viagem, indicando a melhor opção de turismo para o seu cliente. O serviço pode ser realizado de forma autônoma ou como representante de uma empresa do setor.

Manicure

Não precisa gastar uma fortuna para ter as unhas sempre decoradas. Aprenda quais são os materiais próprios para cada desenho. Vários tipos de decorações para várias ocasiões. Nada complexo, faça decorações simples como iniciante. Você terá resultados profissionais sem sair de casa. Use diversas decorações de unha que podem ser combinadas.Seja uma especialista em unhas artificiais,é uma área muito procurada mas com poucos profissionais que domina as mais avançadas técnicas do mundo das unhas artificias sem sair do conforto do seu lar.

Fornecedora de papinha para bebê

Hoje em dia com a correria da vida moderna, muitas mães trabalham e estudam e não tem tempo para fazer refeições saudáveis para seus bebês. É aí que você entra com um trabalho lucrativo e prazeroso fazendo e entregando a domicilio papinhas, suco e sopas para bebê.

Maquiadora

Aproveite a comodidade da sua casa para fazer e se divertir com suas amigas e clientes produzindo maquiagens para todas ocasiões como batizados, casamentos e festas de maneira profissional. Você pode ganhar mais se atender a domicilio. Essa também é uma área profissional muito procurada.

Fabricar produtos de limpeza

Fabricar em casa produtos de limpeza é outra sensacional fonte de renda. A maioria dos produtos de limpeza são fabricados com produtos simples e facilmente encontrado no comércio em geral. E se houver um pequeno espaço disponível na sua casa, dá para montar uma simpática loja de produtos de limpeza.

Cabeleireiro

Com técnicas de cortes, coloração e cuidados com os cabelos de homens, mulheres e crianças para você mudar por completo o visual dos seus clientes sem precisar sair de casa e ainda economizar. Pode se fazer serviço delivery, ou até montar um salão de cabeleireiro na garagem da sua casa.

Depilação e estética

Montar o seu próprio studio de depilação em sua própria casa é altamente lucrativo com pouquíssimo investimento aplicando depilação com ceras e com linha. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e o resultado esperado pode não ser alcançado se não houver um treinamento adequado que pode ser encontrado facilmente em cursos online disponíveis pela internet.

Conclusão

Existem inúmeras maneiras de ter seu negócio próprio em casa. O sucesso do seu negócio depende exclusivamente da sua criatividade e dedicação. As sugestões acima são apenas para que você conheça algumas opções que podem despertar seu dom de empreendedorismo. Portanto se você quiser mudar de vida e ter mais liberdade financeira escolha uma dessas dicas para você iniciar seu negócio e quem sabe se transformar num grande empresário de sucesso em pouco tempo.

Obs.:Partes de alguns textos desse artigo foram compilados e adaptados do site Empresas & Negócios.

Se precisar mais informações a respeito dessas oportunidades deixe seu comentário, sugestão ou novas idéias. Terei prazer em fazer uma pesquisa relativo ao seu comentário e publicar nesse artigo para milhares de leitores compartilharem sua ideia.

 

vianello

Julio Vianello é empreendedor digital desde 2013. Acredita que o marketing digital é um mercado em expansão e seu objetivo é ajudar as pessoas a ter seu espaço no mundo digital através de um negócio próprio e rentável.

Website: http://www.virtualsucesso.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *